Quem somos nós?

A Quanta Jr. Consultoria e Soluções, é a primeira Empresa Júnior do mundo a atuar na área da Física. Foi fundada em 1997 e está situada no Instituto de Física “Gleb Watagin” – IFGW na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. A empresa é uma associação civil sem fins econômicos que visa otimizar a produtividade e contribuir nas resoluções de problemas ligados à física e matemática. 

Gerenciada por alunos de graduação do Curso 51 (Física, Matemática, Engenharia Física, Física Médica/Biomédica e Matemática Aplicada Computacional) e da Física – Licenciatura (Noturno) da Unicamp, conta com o apoio e parcerias de estagiários e docentes da física e da matemática para a realização de projetos para empresas de todos os portes. Até então já foram realizados mais de 40 projetos em quase 20 anos de existência. Por fim, some a tudo isso nosso objetivo de fazer a ponte entre a Academia e o Mercado com o auxílio das melhores empresas e, consequentemente, sermos a referência como Empresa Júnior de Física no Brasil e no Mundo.

O MEJ

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) nasceu em 1967 na França com a proposta de fazer os alunos colocarem em prática técnicas e conceitos aprendidos em aula. Logo as empresas juniores se tornariam uma boa opção para aqueles que precisavam de serviços de consultoria, pois elas são orientadas por bons professores e têm laboratórios à disposição, além de ter um custo inferior ao do mercado.

O MEJ chegou ao Brasil em 1988, trazido pela Câmara de Comércio Franco-Brasileira e chegou na Unicamp em 1990, com a criação do GEPEA, Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia de Alimentos. Com o tempo, o Movimento cresceu e se popularizou dentro da Universidade, contando hoje com 20 EJs, das quais 18 incluindo a Quanta Jr. são filiadas ao Núcleo de Empresas Juniores, e 850 empresários juniores. A Quanta Jr também é federada a FEJESP, a Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo.

O objetivo primeiro de uma Empresa Júnior é promover a melhor experiência de mercado aos alunos graduandos na instituição à qual ela é vinculada. Por esse objetivo entende-se fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro, por meio do oferecimento de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado. Dessa forma, além de atingir seu próprio objetivo, as EJs contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região. Em alta escala, o MEJ contribui com uma importante parcela no desenvolvimento empresarial e econômico do país.

A Quanta Jr. foi fundada 1997 e durante esses quase 20 anos de existência, já passou pela empresa diversas nomes que hoje atuam tanto no Mercado e quanto na Acadêmia. Por exemplo, o Professor Rickson Mesquita, um dos primeiros membros da Quanta Jr. e Presidente na gestão de 2001, hoje Professor e Doutor na área de Física pela Unicamp.

O tempo que trabalhei na Quanta Jr. me fez crescer como profissional e como pessoa. Entre muitas coisas, aprendi a conversar de igual para igual com qualquer profissional, com respeito e inteligência. Isto eu carrego até hoje na minha vida.

Rickson MesquitaProfessor e Doutor em Ciências pela Unicamp

Nossos principais projetos

Prêmios e na mídia

O projeto Show da Física ficou em terceiro lugar na apresentação de cases de Projetos Externos do XVII EPEJ (Encontro Paulista de Empresas Juniores). Adicionalmente, recebemos um convite para apresentar o Show no programa Manhã Criança, da Rede Brasil, no dia 27/04/2011.